segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Porquê me dei mal no ENEM


Antes de mais nada, quero deixar claro que este texto não conta com nenhuma informação acadêmica e que as dicas que constam aqui são meramente derivadas da minha opinião. Dito isso, boa leitura.

Bem... Por motivos que eu não me orgulho se o "Porquê" do título estiver errado, por favor me corrijam, por que eu até fiz uma breve pesquisa, mas ainda fiquei na dúvida. ;-(
O assunto ENEM já está um pouco defasado, e falar dele no blog pode ser bem clichê, entretanto pra mim ainda está rendendo muito assunto e dores no coração. O motivo claro, é que estou até hoje esperando o resultado da 2º Chamada. (Sim, não passei na 1º Chamada) para o curso de Licenciatura em Letras/Inglês. Meu sonho desde o 9º ano sempre foi cursar Arquitetura, porém aqui em Goiás na UFG o curso é o 4º mais concorrido, sem contar que além do vestibular você tem que fazer uma prova de habilidades específicas e o curso é em período integral, ou seja, predominantemente matutino e noturno. Assim, pra mim que necessito trabalhar e não tenho condições de viver a custa dos pais seria um verdadeiro desafio. Então quando eu já estava quase desistindo, decidi que faria um curso de licenciatura em inglês, que é uma língua que eu domino e amo de paixão, e assim depois de formado eu poderia dar aula apenas em um período e fazer a faculdade de Arquitetura nos outros, além de ter mais tempo para me dedicar ao desenho e estudar. Muitas pessoas me questionam sobre "perder" 4 anos, entretanto eu não vejo como uma perca, já que eu vou estar fazendo algo que eu gosto e que vai me dar retorno no futuro. Assim começou minha saga em fazer o ENEM e passar no curso de Letras/Inglês. Em outras épocas eu era considerado nerd, mas depois que eu mudei para uma escola estadual no período noturno e comecei a trabalhar a história mudou drasticamente de rumo, fiquei demasiadamente desmotivado e desinteressado, e isso me custou muito. Sem contar que na minha escola os professores pegam mais "leve" conosco já que trabalhamos, o que quer dizer que não fazemos praticamente nada. Porém eu compreendo que boa parde da culpa é minha que não se dedicou mais aos estudos. Mas vamos aos pontos que na minha humilde opinião fizeram eu me dar mal no ENEM.

1º - A Redação: Gente, não façam como eu. Nunca, nunca, nunca, never, ever, critiquem o governo. Sim, é uma dica óbvia, mas na hora da prova eu simplesmente me esqueci que estava fazendo o ENEM e "meti o pau" no governo. Façam como minha colega que tirou 800 pontos na redação, diga que a culpa é nossa, que o defeito está na ignorância do pensamento brasileiro e etc. Mas nunca critiquem nosso amável e impecável governo. :-D

2º - A Matemática: Eu sempre gostei de matemática, os números sempre me passaram uma certa segurança, por que como dizem, os números não mentem e não possui múltiplas interpretações. Entretanto eu foquei muito em equações gerais da reta e me esqueci de assuntos básicos como "seno, cosseno e tangente" e "probabilidades". Sem contar que nunca confiem nas proporções dos gráficos, sim, as vezes no desespero eu tentava usar a proporção dos gráficos para chutar uma resposta, e claro, não deu certo.

3º - A Física: Estudem pessoal!! Meio ábvio isso neah, mas sim. Na hora em que eu estava fazendo a prova de física, percebi que mesmo estudando em uma escola estadual meu professor já tinha me explicado algumas daquelas questões, e bem, foi a pior nostalgia que eu já tive na vida, e eu nunca pensei que ter uma nostalgia alguma dia seria ruim. Mas não precisa se preocupar com detalhes, por que por mais incrível que pareça cai apenas questões mais simples de físicas, as ditas cujas que você não prestou atenção por que podia aprender depois.

4º - A Química: O que falar dessa beleza!! É até indiscutível falar de química, a temível de 11 entre 10 alunos. Gente, nem sei por onde começar por que eu nunca achei o começo. Achava que entendia alguma coisa de equações químicas e ligações de carbono. Mas o ENEM estava aí pra me provar que eu estava errado. Bem, aqui eu não tenho nenhuma dica, ou você estuda esse negócio de equações químicas ou vai na fé como eu!! :-/

5º - A Biologia: Sempre gostei de biologia, até achava que era bom. o corpo humano sempre me fascinou. Porém ao entrar no ensino médio percebi que biologia era muito mais que corpo humano. Gente, essa linda estuda todos, TODOS os seres vivos, e olha que não são poucos, assim lá se foi toda minha credibilidade nessa matéria. Até aí tudo bem, mas tudo piorou quando comecei a estudar sobre DNA. Bem, nessa época eu já estava demasiadamente desanimado com biologia e assim ocorreu um bloqueio no meu cérebro que me impossibilitou de aprender sobre DNA, ou seja, nesse ENEM só caiu isso, e eu cai junto.

* Considerações finais: Na minha humilde opinião as matérias acimas são as que você precisa se focar. Por que as matérias como, Português, Geografia e História abrangem conhecimentos gerais, ou seja, você pode estudar livros e mais livros, que as vezes pode não cair nada que você estudou. São perguntas que demandam maior atenção e interpretação. Assim, no dia da prova, vá com calma, com a cabeça limpa, e não se preocupe em virar a noite estudando por que não vai fazer a mínima diferença. Pois naquela momento você vai perceber que é só você e a prova na sua frente, e que o que vai fazer a diferença é você conseguir assimilar todos o seu conhecimento adquirido na vida acadêmica com sabedoria e moderação.

Espero que tenham gostado das minhas dicas para o ENEM e que vocês não fiquem na forca como eu. :-D
Um Beijo e um Queijo e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário