terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

5 Filmes sobre Viagens do Tempo

Bom dia/ tarde/ noite pra você que está lendo esse post.
Bem... Hoje trago uma coletânea de alguns filmes que eu vi e gostei sobre viagem no tempo. Esse tema sempre foi o meu preferido e que é peso absoluto na minha escolha por um filme. Para fazer algo diferente Resolvi fugir de filmes que já são muito comentados como "De Volta Para o Futuro", "O Exterminador do Futuro", "Efeito Borboleta", "Planeta dos Macacos" entre outros e escolher outros filmes que eu já vi e que posso dizer com toda a certeza que valem a pena. A lista não está organizada por melhor ou pior, até por que me falta um pouco mais de senso crítico e conhecimento para fazer uma separação tão objetiva.

About Time (Questão de Tempo)




Narra a história de Tim (Domhnall Gleeson) que ao completar 21 anos descobre, através do pai (Bill Nighy) que possui a capacidade de viajar no tempo, algo que todos os homens da família pode fazer, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir, limitando assim apenas á lugares em que o viajante já esteve. Com isso ele decide usar esta capacidade para conseguir uma namorada, e nesse meio tempo acaba se apaixonando pela Mary (Rachel McAdam), mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas. O filme não tem uma explicação científica para a viagem e não se preocupa com os paradoxos do tempo, entretanto o enredo muito bem estruturado nem te faz lembrar desses pequenos detalhes. Ela ainda trás uma trilha sonora maravilhosa, e cenas realmente encantadoras, como um trecho onde eles passam diversas vezes na estação de metrô e na cena do casamento, sem contar nos sotaques aparentemente britânicos, que são divinos. Com certeza vale a pensa assistir.

(The Time Traveler's Wife) Te Amarei Para Sempre



Conta  a história de Henri De Tramble (Eric Bana) um bibliotecário com uma rara modificação genética que o permite viajar, involuntariamente e sem controle, no tempo. Isso faz com que ele esteja constantemente envolvidos em problemas, já que sempre que viaja no tempo acaba chegando no destino nu, tendo que encontrar roubas, arrombar casas e até correr da polícia. Então chega um dia que ele conhece Clare Abshire (Rachel McAdam) que não consegue conter sua surpresa por finalmente conhecer, já na época certa o homem que a visita desde os 6 anos de idade. O encontro deles no tempo correto acaba desencadeando em uma paixão, que na lógica estava destinada a acontecer. Assim, diante a várias dificuldade como Henri desaparecendo nas mais impróprias horas, os dois  tentam manter esse relacionamento inconstante, mesmo com Clare questionando o sentido da vida, levando em conta que Henri, ao interferir no seu passado acabou escrevendo o seu futuro. O filme conta com ótimas cenas, apesar de não ter praticamente nenhum efeito especial, a lógica também foi muito bem estrutura e como About Time possui um enredo tão bem feito que você esquece de possíveis furos no paradoxo do tempo. Super recomendado.

Looper - Assassinos do Futuro



O filme se passa em 2044, onde Joe (Joseph Gordon-Levitt) é um looper, ou seja, um assassino que mata pessoas enviadas pela máfia do futuro, pois assim a pessoa marcada para morrer é assassinada num lugar onde ela nem existe. O problema acontece quando o Joe do futuro (Interpretado por Bruce Willis) é enviado para morrer pelo Joe do passado, que não exita em nenhum momento de realizar sua missão, mas que enfrenta dificuldades em matar o seu eu que conhece todas as suas técnicas e que não está pronto para morrer, já que a todo custo quer matar o chefe da máfia do futuro, conhecido com "Rainmaker" e que não passa de uma criança. O filme acaba mostrando o egoismo das pessoas, já que todo mundo quer defender a sua parte ou procurar o que é melhor para si mesmo. E além dessa perspectiva o filme consegue trabalhar muito bem todo o enredo de viagem no tempo, onde cria uma história linear, sem realidades paralelas, onde o que acontece com o Joe do passado reflete diretamente no Joe do Futuro. Além de toda a história intrigante, o filme mostra um futuro caótico, o que reflete mais a realidade, levando em conta a atual situação do progresso humano. Super recomendado.

The Time Machine (A Maquina do Tempo)



O filme conta a história de Alexander Hartlegen (Guy Pearce), um cientista que acredita ser possível viajar no tempo, e que após a morte da sua namorada Emma (Sienna Guillory) decidi colocar a teoria em prática, construindo então uma máquina do tempo. Alexander então viaja para o passado e tenta salvar sua namorada, entretanto, mesmo a salvando do acidente, Emma morre novamente, mostrando que não é possível alterar o passado. Em busca de respostas ele resolve viajar para o futuro, onde por acidente acaba viajando 800 mil anos rumo ao futuro, onde encontra o planeta totalmente deserto e dominado por duas raças distintas, os Morlock e os Eloi. o Filme tem cenas muito bonitas, como a possibilidade de Alexander ver o espaço se alterando conforme viaja no tempo, além de possuir um enredo muito bem trabalhado que garante ao telespectador boas horas de entretenimento.

Midnight in Paris (Meia Noite em Paris)



O filme conta a história de Gil (Owen Wilson) um roteirista de Hollywood que está obcecado com a magia e beleza dos anos 20 em paris. E durante as férias com a noiva Inez (Rachel McAdams) ele descobre que a toda noite, a meia noite, é trasportado para os anos 20, onde fica vagando pela cidade e conhecendo vários artistas renomados da época. O filme conta com cenários lindos, que juntos a bela cidade de Paris, completa esse composé nostálgico e deslumbrante. A história faz uma crítica as pessoas que vivem dizendo que nasceram na época errada e não aproveitam as manifestações artísticas e culturais da atualidade, bem como não apreciam a arte de forma plena, onde preferem ostentar o conhecimento cultural ao invés de apenas experimentar a arte. A "viajem no tempo" não é o assunto principal do filme, por isso não conta com efeitos especiais nem explicações para o fenômeno, entretanto os figurinos e os ambientes são muito bem detalhados e trabalhados, e o ambiente externo, ou seja, as ruas de Paris não mudam em nenhum momento, mostrando que Paris é mesmo uma cidade atemporal. E no final tem uma mensagem muito legal de reflexão para pessoas que tem esse pensamento. Vale a pena assistir.

Bem, essas foram as minha indicações de filmes que com certeza vocês irão gostar, não deixe de reparar que três desses filmes é com a Rachel McAdam, ou seja, certeza de ótimas cenas, espero que tenham gostado e não deixe de conferir outros posts e deixar um comentário.
Um Beijo e um Queijo e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário