sábado, 8 de fevereiro de 2014

Levando Uma Vida Mais Simples


Bom Dia/ Tarde/ Noite pra você que está lendo esse post.
Bem... Hoje venho desabafar um pensamento/ideia que está me consumindo por esses dias. Minha mãe recentemente foi assaltada dentro do carro, junto com a minha vó e minhas tias, algo super normal aqui no Brasil mas que você nunca pensa que vai acontecer contigo. Por sorte os bandidos levaram apenas as bolsas e os celulares, deixando o carro. Porém, numa situação como essa, o que você mais sente falta, não é do dinheiro, não é do celular, e sim dos seus documentos, dos seus papeis com informações importantes, da sua agenda pessoal, e isso me fez pensar que não devemos ser tão presos aos bens materiais e a montantes de bagunça, o que me fez chegar na conclusão que devo tentar levar uma vida mais simples, uma vida minimalista, tentado não ter menos ou mais bens materiais, e sim o suficiente. Eu que já gosto de levar uma vida organizada refleti que seria melhor levar uma vida organizada e simples, e com isso, lógico, fui pesquisar na internet como conseguir isso, e foi assim que eu encontrei dois sites super banacas, que trazem dicas de experiência própria das autoras de como ter uma vida minimalista. Visite sem moderação o Vida Minimalista e Uma Vida Mais Simples.

Bem, de princípio o que eu estou fazendo é...


  • Organizando a Papelada: Meus documentos importantes já são organizados por pasta, entretanto olhei tudo de novo e decidi jogar alguns papeis inúteis fora, bem como organizar coisas mais importantes numa pasta só. (Estou naquele pensamento de que se a casa pegar fogo já sei o que salvar primeiro).
  • Organizando as Caixas: Tenho várias sacolas e caixas em cima do guarda roupa, resolvi então analisar tudo que estava dentro destas caixas e sacolas e fazer um verdadeiro jogo de desapego. Sim... foi muito difícil me livrar de algumas coisas, principalmente alguns cadernos velhos da época do Ensino Fundamental. Sempre tive o pensamente de que aquilo servia de recordação, mas bem... Estava mais para lixo. Então joguei o que era bagunça fora e coloquei tudo dentro de uma caixa apenas, e isso já deu outra aparência no quarto.
  • Organizando as Roupas: Depois de ler no blog Vida Minimalista a resenha da Camile Carvalho sobre o livro "Madame Charme – Jennifer L. Scott" em que ela diz que devemos nos livrar daquelas roupas que mais parecem um trapo e andar sempre bem arrumado, por que não existe aquela balela de "roupa pra sair" ou "roupa para ocasiões especiais" pois todo dia é um dia especial. Devemos nos valorizar, e mesmo que você repita a mesma roupa mil vezes, deve sempre andar bem arrumado. O que já pula pra outra dica que é ter 10 peças boas no guarda roupa que combinam entre si, o que é mais que suficiente para montar várias estilos e composições sem ter que repetir roupas durante a semana e tendo várias estilos diferentes. O que me motivou a fazer uma limpa no meu guarda roupa, começando por aquelas "roupas de ficar em casa" e separando outras tantas que eu não uso mas que insistem em ficar no meu guarda roupa.
  • Organizando o Computador: Geralmente meus arquivos são todos renomeados, inclusive as músicas, que eu edito até as informações avançadas, para melhor organização no meu celular. Entretanto muitos arquivos estavam soltos na área de trabalho, ou em várias pastas aleatórias, o que me obrigou a perder uma manhã inteira na organização desses arquivos, e que melhorou consideravelmente minha navegação pelas pastas.
Bem.. por enquanto essas foram as medidas que eu tomei para tentar ter uma vida mais simples. Sem contar no longo desafio que é passar a utilizar o meu dinheiro com mais sabedoria e controlar meu consumismo impulsivo. Também quero tentar tornar minha vida, cada dia mais prática, com menus entulhos no meu caminho e mais liberdade no meu espaço. Espero que tenham gostado das "dicas" e não deixem de conferir os blogs que eu recomendei. Espero trazer logo logo mais dicas de uma vida simples e minimalista.
Um Beijo e um Queijo e até a próxima.

2 comentários: